Make your own free website on Tripod.com

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE ITAPEVA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR


 

 

 

 

Circulares

 

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

 

                                                             voltar

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPEVA

                                                                                      Itapeva, 31 de janeiro de 2006.

 

Circular nº 25/2006

Assunto: Preparativos Iniciais para o  Primeiro Dia de Aula      

   

Senhor Diretor

            Vimos, por meio desta, reiterar orientações para o bom recebimento de alunos e pais por ocasião da abertura do ano letivo que dar-se-à  em 13/02/2006, bem como providências que devem ser iniciadas desde já, pois teremos somente 8 dias úteis até o primeiro dia de aula deste ano.

            Há que se salientar detalhes imprescindíveis:

            -     Limpeza completa de todas as dependências do prédio (além dos vidros, carteiras, paredes; verificação de material  acomodado indevidamente sobre armários etc.).

            -     Providenciar vasos com flores para todas as salas (inclusive de aulas)

-          Observar o entorno da escola (ex. se não há necessidade de poda da grama, de árvores etc.).

-          Quanto aos banheiros, lembrar de, além de extrema limpeza e odor agradável, colocar papel    higiênico , toalhas, sabonete, tapetes etc. conforme vimos constantemente orientando.

              A escola deve proporcionar a todos um espaço agradável, que auxilie na tarefa de propiciar prazer ao ato de ensinar e de aprender.

            Lembramos que as providências acima elencadas, bem como outras que se fizerem necessárias, deverão ser tratadas, também, com toda a equipe escolar, durante o Planejamento, para que se torne rotina durante o ano letivo.

           Ainda quanto ao acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula, destacamos a importância da apresentação de todos os funcionários e docentes aos alunos e aos seus pais, bem como de todas as dependências e equipamentos da unidade escolar do Estado.

            Sabendo-se que a parceria escola/família/comunidade é alavanca para o sucesso do aluno, a Direção deverá, ao menos, entregar aos pais uma síntese da Proposta Pedagógica da Escola, as Normas de Convivência, bem como ter clareza quanto ao conhecimento integral e compreensão do Regimento Escolar por todos os pais(sempre que houver reunião com os pais e com a APM a direção deve utilizar esse momento de grande importância para divulgar e orientar a respeito do teor e dos objetivos desses documentos).

            Outrossim, lembramos que os Professores e funcionários são imprescindíveis nesta nova escola que todos queremos; assim sendo, a direção deve receber muito bem todos eles para que, conjuntamente, possamos refletir e planejar  a escola de nossos sonhos.

            O Dirigente Regional de Ensino acredita na competência dos gestores escolares que farão deste dia o ponto de partida para a construção de uma escola reflexiva, cooperativa e que seja capaz de estabelecer uma maior interatividade, inclusive, com os pais.  O objetivo da educação pública e de todos nós(Gestores, Professores e Funcionários) é proporcionar um ensino que seja cada vez mais de boa qualidade para todos os nossos alunos.

 

                                                                                 Atenciosamente,

 

 

                                                                                 DELVI  FERREIRA  ALEXANDRE

                                                                                 DIRIGENTE  REGIONAL  DE  ENSINO