DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE ITAPEVA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR


 

 

 

 

Circulares

 

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

   voltar

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPEVA

                                                                              Itapeva,  02 de setembro de 2005.

 

 

Circular nº  371/2005

Assunto: Olimpíada de Língua Portuguesa

 

Senhores Diretores e Vice-Diretores

                               O Diário Oficial do Estado de 02/09/2005 publica o Comunicado referente à Olimpíada de Língua Portuguesa. Solicitamos que a direção de cada escola providencie todo o suporte necessário à participação dos alunos, com o incentivo importante de todos os professores.

                               Qualquer dúvida poderá ser dirimida com a  A.T.P. de Língua Portuguesa Claudialice Bonsaglia Pereira.

                            

                                                                           Atenciosamente,

 

 

 

                                                    DELVI FERREIRA ALEXANDRE

                                                           DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO

                                                                           

                                                                                                                                                                                             “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria,

                                                                                                                                                                                              emprega tudo o que possues na aquisição de entendimento.”

                                                                                                                                                                                              Provérbios, Cap. 4, vers. 7.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Observações:

·          A leitura de publicações contidas no Diário Oficial do Estado deve ser feita todos os dias(independe de envio de Circular)  pela

Direção de cada unidade escolar  no site www.imprensaoficial.com.br.  As cópias das publicações do Diário Oficial  não substituem a publicação original.

·          Todas as Circulares devem ser lidas pelo Diretor e pelo Vice-Diretor da Escola.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Volume 115 - Número 167 - São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 2005

 

 

Educação

 

GABINETE DO SECRETÁRIO


Comunicado
O Secretário de Estado da Educação de São Paulo, em comemoração à inauguração do espaço da Estação da Luz da Nossa Língua, comunica que fica instituída a Olimpíada de Língua Portuguesa em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras, Academia Paulista de Letras, e divulga o Regulamento deste Concurso nas Categorias:
CORA CORALINA - Jogos. Aberta aos alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.
CECÍLIA MEIRELES - Crônicas. Aberta aos alunos das 3ªs séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.
Caberá à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio do Centro de Referência em Educação "Mário Covas", em conjunto com a Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo, a Coordenadoria de Ensino do Interior,as Diretorias de Ensino e o Grupo Gestor da Olimpíada, formado por representantes da SEE e da Fundação Roberto Marinho, implementar as ações necessárias à realização do referido Concurso.
Os educadores, ao vivenciarem com seus alunos o prazer da leitura e da produção de textos literários, deverão incentivar a participação na Olimpíada.

 


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CATEGORIA CORA CORALINA – JOGOS


Alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio - Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo


REGULAMENTO


1. OBJETIVO
Valorizar a Língua e as Literaturas de Língua Portuguesa, estimular a produção literária e o domínio da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo.


2. QUEM PODE PARTICIPAR
Os jogos da Olimpíada de Língua Portuguesa - Categoria Cora Coralina - estão abertos aos alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.


3. FORMAÇÃO DAS EQUIPES e FASES DE REALIZAÇÃO
A realização da Olimpíada de Língua Portuguesa para as 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio envolverá 89 (oitenta e nove) equipes de alunos, uma por Diretoria de Ensino.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo ao compor, proporcionalmente ao número de escolas de cada rede de ensino, as equipes com alunos de escolas públicas e particulares, e de séries diferentes, pretende promover a participação integrada, solidária e também rica na diversidade de experiências pedagógicas e culturais.


3.1. Fase Local/Escola - a ser realizada até 30 de setembro de 2005
As escolas, públicas e particulares, selecionarão de acordo com critérios estabelecidos que constarão do Relatório Técnico de encaminhamento à Diretoria de Ensino: - 1 (um) aluno de 1ª série e 1 (um) de 2ª série do Ensino Médio, que tenham bom domínio e bom conhecimento da Língua e Literaturas de Língua Portuguesa para concorrerem a uma vaga na formação da equipe, que representará sua Diretoria de Ensino nos Torneios Inter-Regionais e na Fase Final da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A participação é voluntária e os alunos indicados deverão ter interesse, condições de integrar uma equipe e autorização dos pais para participar de todas as etapas da Olimpíada, se classificados.
A seleção será feita por meio de jogos recreativos nos quais os alunos deverão responder questões que envolvam conhecimentos sobre Língua e Literaturas de Língua Portuguesa.
Selecionados os dois alunos, a escola deverá inscrevê-los junto à Diretoria de Ensino para a etapa de seleção da equipe, a ser formada por seis alunos, que irá representá-la na Olimpíada - Fase Regional. A inscrição será feita até 30 de setembro, através do encaminhamento das Fichas dos Alunos (Modelo Anexo) acompanhadas de um Relatório Técnico, simplificado, contendo os critérios e o processo de divulgação e seleção adotados.


3.2. Fase Regional/Diretoria de Ensino - a ser realizada até 24 de outubro de 2005
Cada Diretoria de Ensino por meio de uma comissão formada por Assistentes Técnico-Pedagógicos, Professores de Língua Portuguesa e/ou Professores Coordenadores promoverá nos meses de agosto e setembro:
a seleção e a preparação dos componentes da equipe que a representará na Olimpíada;
a escolha do Professor de Língua Portuguesa e Literatura que acompanhará os alunos durante todo o processo.
Do conjunto de alunos inscritos pelas escolas, cada Diretoria de Ensino selecionará 6 (seis) alunos para a formação de uma equipe composta por:
3 (três) alunos das 1ª séries, sendo: 2 (dois) representantes das escolas públicas e 1 (um) representante das escolas particulares;
3 (três) alunos das 2ª séries, sendo: 2 (dois) representantes das escolas públicas e 1 (um) representante das escolas particulares.
Essa composição é proporcional ao número de escolas das redes de ensino.
Realizada a seleção, cada Diretoria de Ensino deverá fazer a inscrição de sua respectiva equipe (6 alunos), identificada com um nome de livre escolha, preenchendo uma ficha por aluno e colocando todas em um envelope, juntamente com um Relatório Técnico, simplificado, contendo os critérios e o processo de divulgação e seleção adotados. O encaminhamento deve ser feito pelos Correios, SEDEX com AR, até a data de 24 de outubro endereçado à:
Olimpíada de Língua Portuguesa
Categoria CORA CORALINA
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mário Covas - CRE
Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos
São Paulo, SP, CEP 01206-001
O Grupo Gestor, formado por representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho agrupará, por região, as 89 equipes em 11 conjuntos (Chaves), em comum acordo com as Coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo (COGSP) e do Interior (CEI) e as Diretorias de ensino:
10 (dez) Chaves com 8 (oito) equipes cada;
01(uma) Chave com 9 (nove) equipes.
O Calendário dos Torneios Regionais será divulgado até o dia 14 de novembro de 2005, no sítio do Centro de Referência em Educação Mário Covas (www.crmariocovas.sp.gov.br).
IMPORTANTE: Só serão aceitas as inscrições postadas até a data limite de 24 de outubro, valendo o carimbo do correio.


3.3. Fase Estadual/Inter- Regional - a ser realizada até 28 de novembro de 2005
No período de 16 a 28 de novembro, as Coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo (COGSP) e do Interior (CEI) e as Diretorias de Ensino deverão planejar, organizar e promover os Torneios de Jogos Recreativos sobre Língua e Literaturas de Língua Portuguesa entre as Equipes (Torneios Inter-Regionais) para a seleção de uma equipe de cada Chave que disputará o Torneio Final.
O Grupo Gestor apoiará e acompanhará todas as ações realizadas nas Diretorias de Ensino.
As 11 equipes vencedoras dos Torneios Inter-Regionais serão inscritas pelo Grupo Gestor para o
Torneio Final até o dia 05 de dezembro. A divulgação será feita até 09 de dezembro no Diário Oficial do Estado.


3.4. Fase Final - a ser realizada nos dias 13 e 14 de dezembro
O Torneio Final será disputado pelas 11 equipes finalistas, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2005, em São Paulo , em local a ser definido.
O Torneio será conduzido pelo Grupo Gestor, Equipe de Profissionais Qualificados e com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.


4. EIXOS TEMÁTICOS
Os jogos envolvendo conhecimentos sobre a Língua Portuguesa deverão versar sobre os temas e respectivos detalhamentos, por fases, indicados abaixo:
Leitura e compreensão de texto
Domínio vocabular
Vida e obra dos autores das Literaturas.


4.1 Detalhamento por Fases:
1ª Fase na Escola:
Crônicas de Fernando Sabino
Poemas e crônicas de Cecília Meireles
Poemas de Cora Coralina
Teatro de Gil Vicente
2ª Fase na Diretoria de Ensino:
Autores e obras indicados na 1ª Fase
Contos de Lygia Fagundes Telles
Teatro de Martins Pena
Romance de Machado de Assis
3ª Fase - Inter-Regional
Autores e obras indicados na 1ª e 2ª Fases
Poemas de Manuel Bandeira
Romance de Eça de Queirós
Poemas de Fernando Pessoa
Fase Final - Estadual
Autores e obras indicados na 1ª,2ª, e 3ª Fases
Romance de Lima Barreto
Romance de José Saramago


5. PREMIAÇÃO
Os 6 (seis) alunos da equipe vencedora da Fase Final serão premiados com:
uma viagem a Portugal, Pátria-mãe da Língua Portuguesa, acompanhados pelo Professor de Língua Portuguesa que orientou a equipe durante a Olimpíada;
um computador;
um acervo de livros de Literatura;
um diploma honorífico.
A premiação acontecerá no dia 25 de janeiro de 2006.


6. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os vencedores serão comunicados do resultado pelo Grupo Gestor do Concurso, por meio de contato telefônico e/ou correspondência. Os resultados também serão publicados no Diário Oficial do Estado, no sítio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e divulgados pela TV Globo.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e seus parceiros serão responsáveis pelas despesas de transporte, alimentação e hospedagem dos alunos participantes, bem como dos professores acompanhantes.
o aluno integrante de equipe, que tiver algum impedimento justificado para participar de alguma das etapas da Olimpíada, poderá ser substituído, a critério da Diretoria de Ensino que está representando, desde que seja por outro aluno da mesma série e rede de ensino do aluno impedido.
O grau de dificuldade dos jogos sobre Língua e Literaturas de Língua Portuguesa deverá respeitar a diversidade de experiências pedagógicas e culturais dos alunos.
A participação das escolas e dos alunos deve ser voluntária e a inscrição dos mesmos, na forma prevista neste Regulamento, implica a concordância com suas regras.
No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e seus parceiros ficam autorizados a divulgar atividades, nomes e imagens dos participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa, sem qualquer ônus.
As comissões constituídas em cada fase terão plena autonomia de julgamento, até mesmo nos casos omissos, não cabendo recursos às suas decisões.
A Olimpíada será divulgada através da TV Globo e do Canal Futura, dos sítios das emissoras e da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Os esclarecimentos sobre este Regulamento poderão ser solicitados ao Centro de Referência em Educação "Mário Covas", através do e-mail: cremariocovas@see.sp.gov.br

 


MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO - CATEGORIA CORA CORALINA


Nome da Equipe:______________________________________ (livre escolha)
Diretoria de Ensino:____________________________________
Dados pessoais
Nome:.................................
Sexo F () M () Nascimento..../.../....
Número do RG ..............................................
Endereço: (Rua, Av., Estrada)............................................... Número..............
Complemento .......................................
Bairro:....................................................
Cidade:................................................. CEP:......................................................
Tel. Residencial: () ................. Cel. ()........... Tel. Contato: ().....................E-mail:....................................
Escolaridade
Série em que estuda: .......... Curso..................
Dados da Escola em que estuda
Nome da escola: .......
Endereço: .............
Cidade:..................
Tel.: () ................
Nome do Professor de Língua Portuguesa e Literaturas...........................................................................................
Nome do(a) Diretor(a): ...............
Dados da Diretoria de Ensino
Diretoria de Ensino (DE):.................................
Nome do Dirigente: ...........................................
Nome do Responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino.:................
Telefone da DE: ............................................. E-mail: ...................................................


Declaração
Declaro que tomei conhecimento do Regulamento acima transcrito, obrigando-me a cumpri-lo fiel e integralmente.
Local e data...............................................................
Nome completo....................................................................
Assinatura do aluno...............................................................
Assinatura e carimbo do Dirigente Regional de Ensino........................................
Documento Anexo:
Autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para a participação em todas as fases da Olimpíada e, no caso da Equipe Vencedora, a viagem a Portugal.
OBS: esta ficha deverá ser preenchida com dados do aluno selecionado para integrar a equipe da Diretoria de Ensino, assinada pelo aluno e pelo Dirigente Regional de Ensino e enviada ao Grupo Gestor até 24 de outubro de 2005, para o endereço:
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mário Covas - CRE
Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos
São Paulo, SP, CEP 01206-001


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CATEGORIA CECÍLIA MEIRELES – CRÔNICAS


Alunos das 3ªs séries do Ensino Médio - Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo


REGULAMENTO


1. OBJETIVO
Valorizar a Língua Portuguesa e estimular a produção literária entre os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.


2. QUEM PODE PARTICIPAR
O Concurso de Crônicas da Olimpíada de Língua Portuguesa está aberto aos alunos das 3ªs séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.


3. EIXOS TEMÁTICOS
Crônicas cuja temática contemple a relação entre Língua e Identidade; Língua e Cidadania; Língua e Diversidade; Língua e Auto-Estima; Língua e Literatura.
Crônicas sobre a língua falada onde vivem, estudam e trabalham os alunos.
Crônicas discorrendo sobre frases famosas como: "A minha pátria é a Língua Portuguesa" (Fernando Pessoa), "A Língua Portuguesa é pátria de várias pátrias" (Guilherme d'Oliveira Martins), "Não há uma Língua Portuguesa, há Línguas em Português" (José Saramago).
A Crônica foi o gênero escolhido porque possibilita ao aluno desenvolver textos curtos, que podem contar, comentar ou analisar um fato ou ainda abordar um tema, sempre partindo das observações e experiências cotidianas. Por ser um gênero bastante abrangente, a Crônica pode apresentar linguagem coloquial, tendo um apelo maior entre os jovens.


4. CRITÉRIOS PARA a PARTICIPAÇÃO
Cada aluno poderá concorrer com uma crônica inédita sobre um tema entre os sugeridos no item Eixos Temáticos e poderá inscrever apenas um trabalho.
Cada escola selecionará três crônicas e as encaminhará à sua Diretoria de Ensino. Quanto à formatação, as crônicas deverão ser digitadas em fonte Arial 12, entrelinhas 1,5, com 3 laudas no máximo, impressão em papelA4, utilizando apenas um lado do papel, com páginas numeradas. Cada página do trabalho deverá conter ainda um cabeçalho identificando o título da obra e o pseudônimo do autor.
O encaminhamento do texto às Diretorias de Ensino deve ser feito da seguinte forma:
colocar três vias impressas do texto inscrito em um envelope identificado com o nome do Concurso: Olimpíada de Língua Portuguesa - Crônica: Categoria CECÍLIA MEIRELES e o pseudônimo do autor (o nome do autor não deverá estar indicado no remetente).
dentro deste envelope, deverá haver outro envelope, menor, contendo um disquete com os textos em Word, na formatação acima especificada (com identificação, na etiqueta, do gênero, título da obra e pseudônimo do autor) e a ficha de inscrição completa, conforme Modelo Anexo.
As Diretorias de Ensino, por sua vez, selecionarão três crônicas do conjunto recebido que deverão ser enviadas ao Centro de Referência em Educação Mario Covas - CRE, da mesma forma acima especificada.
Os trabalhos selecionados nas Diretorias de Ensino para a Etapa Semifinal deverão ser enviados até 24 de outubro de 2005 pelo correio (SEDEX com AR) para:
Olimpíada de Língua Portuguesa
Categoria CECÍLIA MEIRELES
Pseudônimo:
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mário Covas - CRE
Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos
São Paulo, SP, CEP 01206-001


5. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
O texto deve apresentar características do gênero Crônica e estar relacionado aos Eixos Temáticos propostos.
Serão considerados a criatividade e os aspectos literários do texto.


6. PREMIAÇÃO
o aluno classificado em 1º lugar na Etapa Final será premiado com:
uma viagem a Portugal, Pátria-mãe da Língua Portuguesa, acompanhado do Professor de Língua Portuguesa indicado na Ficha de Inscrição;
um acervo de livros de Literatura;
um computador;
um diploma honorífico.
Os alunos classificados em 2º e 3º lugares na Etapa Final serão premiados com:
um computador;
umdiploma honorífico;
um acervo de livros de Literatura.
A Premiação acontecerá no dia 25 de janeiro de 2006.

 


7. ETAPAS DE REALIZAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS


7.1. Fase Local/Escola. Realizada até 30 de setembro de 2005.
Desenvolvimento de atividades de leitura e produção de textos nas escolas públicas e particulares, contando com a orientação e acompanhamento do professor de Língua Portuguesa e Literaturas. As crônicas que concorrerão à Olimpíada deverão ser produzidas em sala de aula sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa e Literaturas. Ao final desse período, a escola selecionará três Crônicas dos alunos de 3ª série do Ensino Médio, a serem enviadas à sua Diretoria de Ensino juntamente com o Relatório, simplificado, contendo critérios de divulgação, seleção, indicação nominal e respectiva especialização dos professores que integraram a Comissão de Seleção.


7.2. Fase Regional/Diretoria de Ensino. Realizada até 24 de outubro de 2005.
Seleção das crônicas enviadas pelas escolas.Nessa fase, a Comissão de cada Diretoria de Ensino selecionará as três melhores crônicas e as enviará ao Centro de Referência em Educação Mário Covas - CRE juntamente com um Relatório, simplificado, contendo critérios de divulgação, seleção, indicação nominal e respectiva especialização dos componentes da Comissão de Seleção.


7.3. Fase Estadual
Constará de 2 (duas) Etapas:


7.3.1 - Etapa Semifinal - até 14 de novembro de 2005.
Seleção de 30 (trinta) trabalhos a cargo de uma Comissão de Especialistas convidados.


7.3.2 - Etapa final - 30 de novembro de 2005.
Reunião dos 30 (trinta) alunos finalistas, acompanhados dos respectivos Professores de Língua Portuguesa/Literatura, para a produção presencial de uma nova Crônica, relacionada aos Eixos Temáticos propostos no concurso. O tema será divulgado no momento da realização do evento.
Essa atividade terá a duração máxima de 4 (quatro) horas e será realizada em ambiente adequado, a ser definido .
Os 3 (três) trabalhos a serem premiados serão selecionados pela Comissão de Especialistas.


8. DISPOSIÇÕES GERAIS
O resultado do Concurso será comunicado aos vencedores pelo Grupo Gestor, por meio de contato telefônico e/ou correspondência e publicado no Diário Oficial do Estado. A divulgação será feita, através do sítio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e pela TV Globo.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e seus parceiros serão responsáveis pelos custos de transporte, alimentação e hospedagem dos alunos participantes e seus respectivos professores na Etapa Final, e na cerimônia de premiação, que acontecerá na cidade de São Paulo.
Serão automaticamente desclassificados, nas diferentes fases, os candidatos que:
apresentarem textos que não sejam inéditos;
apresentarem textos que, no todo ou parcialmente, não sejam de sua autoria;
apresentarem textos cujas características não pertençam ao gênero Crônica;
estiverem identificados no envelope, no cabeçalho da versão impressa do texto ou na etiqueta do disquetecontendo o arquivo em Word;
não obedecerem às especificações de formatação que constam deste Regulamento;
não respeitarem a data limite de postagem.
Os trabalhos inscritos e não selecionados não serão devolvidos.
O encaminhamento dos trabalhos, na forma prevista neste Regulamento, pressupõe a concordância com suas regras.
No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a reproduzir os trabalhos selecionados, além de divulgar nomes e imagens dos participantes, sem qualquer ônus.
As comissões constituídas em cada fase terão plena autonomia de julgamento, até mesmo nos casos omissos, não cabendo recursos às suas decisões.
Os esclarecimentos sobre este Regulamento poderão ser solicitados ao Centro de Referência em Educação "Mário Covas", através do e-mail: cremariocovas@see.sp.gov.br.

 


MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO - CATEGORIA CECÍLIA MEIRELES
Nome da Crônica:______________________________________
Pseudônimo do Autor: ___________________________________
Dados Pessoais
Nome:.................................
Sexo F () M () Nascimento..../.../....
Número do RG ..............................................
Endereço: (Rua, Av., Estrada)............................................... Número..............
Complemento .......................................
Bairro:....................................................
Cidade:................................................. CEP:......................................................
Tel. Residencial: () ................. Cel. ()..... Contato: () .................................
E-mail:....................................
Escolaridade
Série em que estuda: .......... Curso..................
Dados da Escola em que estuda
Nome da escola: .......
Endereço: .............
Cidade:..................
Tel.: () ................
Nome do Professor de Língua Portuguesa/Literatura ..........................................................
Nome do(a) Diretor(a): ...............
Dados da Diretoria de Ensino
Diretoria de Ensino à qual pertence sua escola:.................................
Nome do Dirigente:.......................................
Nome do Responsável pela Olimpíada na DE:....................................
Tel.: () .............................................
E-mail: ............................................
Declaração
Declaro que tomei conhecimento do regulamento acima transcrito, obrigando-me a cumpri-lo fiel e integralmente.
Local e data...............................................................
Nome completo....................................................................
Assinatura do aluno...............................................................
Assinatura e carimbo do Dirigente Regional de Ensino: ........................................
Documento Anexo:
Autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para a participação em todas as fases da Olimpíada e, no caso dos trabalhos premiados, a viagem a Portugal.
OBS.: Esta ficha deverá ser colocada no envelope menor juntamente com o disquete.